AAOA
AAOA

ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS OLÍMPICOS DE ANGOLA
WebSite Oficial

Pelo Mundo

ANGOLA OLIMPISMO

85 REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES NACIONAIS DE ATLETAS OLÍMPICOS(NOA), 350 REPRESENTANTES ATLETAS DE 185 COMITÊS OLÍMPICOS NACIONAIS (NOCS), 50 FEDERAÇÕES INTERNACIONAIS (IFS), CINCO COMISSÕES DE ATLETAS CONTINENTAIS (ACS), OS ACS DE
mais...

XI Jogos da CPLP Angola em São Tome e Príncipe

25-07-2018

Em São Tomé e Príncipe decorreram os XI Jogos Desportivos da CPLP que se disputaram em modaidades como o atletismo, basquetebol 3x3, futebol, taekwondo e voleibol de praia.


Angola que em 1995 foi a nação que mais medalhas angariou, e que em 2005 e 2014 acolheu os Jogos da CPLP em Luanda Angola, participa com cerca de 70 membros e com todas as modalidades. 


Com um máximo de 78 participantes por Estado membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), as autoridades de São Tomé e Príncipe acolhem mais de 690 pessoas, entre atletas, juízes, apoio médico e demais delegações, como técnicos e dirigentes, vindos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial (pela primeira vez), Moçambique, Portugal e Timor-Leste.


Angola estreia-se com Ouro no Basquetebol Feminino com a Liderança da nossa Atleta Olímpica Londres 2012 Angela Cardoso que orienta as suas pupilas Ivone António, Sandra Clerisse, Teresa Odeth e Madalena Luzembo que venceram o Brasil na final.


Igualmente o nosso Olímpico de Voleibol de Praia Beijing 2008 Morais Abreu que lidera técnicamente as duplas de Voleibol de Praia, conquistam a medalha de Prata com a Dupla Masculina com Raul e Mário ao vencerem o Brasil e a Medalha de Bronze com a Dupla Feminina com Nelda e Keeth.


Angola venceu tambem medalhas no atletismo paralímpico com a Regina Dumbo nas provas de 100, 200 e 400 M bem como com o corredor Augusto Jongalo Bronze na prova de 100m. Ainda no Atletismo Angola vence Parta com o Saltiano Faria ao correr a prova de 800m.


O Ouro foi tambem alcançado pela equipa de Futebol sub 16 em Masculinos e com a Ligia Wuge na prova de takewoondo com 44kg.


Angola termina a competição com 16 Medalhas, sendo 6 de Ouro, 6 de Prata e 4 de Bronze, sendo Portugal o lider com 25 Medalhas, Moçambique alcançou o segundo lugar com 23 medalhas e São Tomé e Pincipe conquistou o terceiro lugar com 22 Medalhas. 

© 2012 AAOA. Todos os direitos são reservados.

política de privacidade | adicionar aos favoritos | recomendar site

Design e programação: ID-Angola